O estado de Santa Catarina está entre os cinco estados brasileiros com maior potência instalada no Brasil.

O estado de Santa Catarina está entre os cinco estados brasileiros com maior potência instalada no Brasil. Apesar desse estado não estar entre as regiões do país com a maior incidência solar, hoje (setembro de 2019), a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica em Santa Catarina já representa 67,2MW. E esse número aumenta a cada dia!

A possibilidade de gerar a própria energia através do sol (incidência solar), é atraída também pela sua sustentabilidade (com emissão zero de poluentes do efeito estufa). Junto a isso, soma-se a queda nos preços para aquisição de um sistema fotovoltaico, reduzindo o tempo de retorno do investimento. Onde também não podemos deixar de destacar o constante aumento da tarifa de energia elétrica entregue pelas concessionárias.

 

Depoimento do proprietário Thiago da Silva da empresa AST Estamparia da cidade de Timbó – SC, que instalou seu sistema solar para geração de energia.

 

No mês passado, o governo do estado de Santa Catarina decretou a isenção do ICMS para a geração distribuída. Essa medida incentiva o uso da fonte de energia solar no estado. Atualmente, o sistema de créditos de energia funciona de forma que o consumidor que possui um sistema de energia solar fotovoltaica, injeta o excedente de energia produzida na rede da concessionária, gerando créditos de energia que podem ser por ele utilizados no período de até 60 meses. O que resulta em um balanço positivo entre a energia gerada e a consumida.

A geração de energia solar em Santa Catarina não fica restrita apenas para consumidores residenciais, mas abrange também consumidores comerciais/industriais/agroindustriais de grande porte, como o caso do Thiago citado no vídeo acima. Além disso, em grandes indústrias e comércios temos a possibilidade de trabalharmos com projetos de eficiência energética, como já explicado no artigo Já ouviu falar em Eficiência Energética (EE)?

 

Ficou com alguma dúvida? Entra em contato com a gente.